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Pesquisa em redes sociais

Foto do escritor: Alana, do Acadêmicos AnônimosAlana, do Acadêmicos Anônimos

Desde que as redes sociais começaram a abrigar conteúdos gerados por usuários, pesquisadores começaram a estudá-las. Alguns veem essas plataformas como um espaço para obter insights sobre as perspectivas dos usuários, outros querem observar fenômenos sob a perspectiva do que é falado nas redes, enquanto outros ainda se interessam pelas características e funcionalidades das próprias plataformas.


A pesquisa nas redes sociais pode parecer simples e fácil, mas ela traz muitos desafios, a começar por encontrar maneiras éticas de utilizar textos, imagens e vídeos que os usuários publicam. Além disso, pesquisadores de redes sociais também lidam com mudanças nas políticas de acesso dessas plataformas, que podem ser compradas e vendidas, que podem fechar seu acesso para não pagantes, etc., alterando suas funções e atratividade para os usuários. O Twitter é um exemplo: enquanto era popular na forma de Twitter, sua nova identidade como X e novas políticas levaram a uma diminuição na publicação de estudos recentes.


Os artigos abaixo possuem acesso aberto e exploram as características das redes sociais, estabelecendo protocolos para estudá-las.


Plataformas de redes sociais como espaço de pesquisa


Pulido Rodriguez, C. M., Ovseiko, P., Font Palomar, M., Kumpulainen, K., & Ramis, M. (2021). Capturing Emerging Realities in Citizen Engagement in Science in Social Media: A Social Media Analytics Protocol for the Allinteract Study. International Journal of Qualitative Methods, 20. https://doi.org/10.1177/16094069211050163

Na era digital, as mídias sociais tornaram-se um espaço para socialização e interação, onde cidadãos expressam opiniões e discutem avanços científicos globalmente. Este artigo apresenta um protocolo para Análise de Mídias Sociais com base na Análise Comunicativa de Conteúdo (CCA), desenvolvido para o projeto Horizon 2020 Allinteract. O protocolo foca em capturar realidades emergentes no engajamento de cidadãos na ciência usando a Metodologia Comunicativa (MC).


Langlois, G. (2015). What Are the Stakes in Doing Critical Research on Social Media Platforms? Social Media + Society, 1(1). https://doi.org/10.1177/2056305115591178

Um dos principais desafios dos estudos de mídias sociais é a capacidade de realizar pesquisas independentes e críticas. Como o campo das mídias sociais é amplamente dominado por grandes corporações interessadas em privatizar dados sociais e desenvolver ferramentas analíticas proprietárias, é crucial defender uma política de pesquisa pública sobre mídias sociais.


Willaert, T., Van Eecke, P., Beuls, K., & Steels, L. (2020). Building Social Media Observatories for Monitoring Online Opinion Dynamics. Social Media + Society, 6(2). https://doi.org/10.1177/2056305119898778

As mídias sociais abrigam uma vasta quantidade de informações relevantes para o estudo das dinâmicas de opinião online. Este artigo discute a criação de observatórios de mídias sociais: plataformas que capturam a complexidade do comportamento social e a dinâmica das opiniões através de análises computacionais de dados digitais. O estudo explora inovações tecnológicas e as implicações éticas e epistemológicas desses observatórios.

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