Fim de doutorado normalmente requer uma pequena maratona, quer você tenha distribuído bem a sua escrita ou não. Sempre sobra o que escrever em tempo recorde. Quando eu estava chegando ao fim do meu doutorado, somei o número de palavras que tinha que escrever e dividi pelo número de dias de licença que me restavam. De acordo com meus cálculos, tinha que escrever cerca de 1000 palavras por dia nos próximos 9 dias.
Contemplei esse problema com a calma de qualquer doutorando (KKKKK) e elaborei um plano a partir de todas as assessorias acadêmicas já prestadas e da minha experiência com todos os assinantes do AA. Um caso de comer minha própria comida, ou de mostrar que em casa de ferreiro temos um espeto de ferro.
O plano que eu vou mostrar a seguir funciona melhor mais perto da conclusão da sua tese ou dissertação, quando você já absorveu muitas informações sobre o seu tema de pesquisa. A premissa básica é: "não existe escrita, apenas reescrita" e que metade da luta de uma tese é tirar as coisas da sua cabeça e colocá-las na página para iniciar o processo de reescrita.
1 - Primeiro passo: passe menos tempo na sua mesa
O segredo para escrever pelo menos 1000 palavras por dia é dar a si mesmo um prazo limitado para fazê-lo. Se você se der o dia inteiro para escrever, você passará o dia inteiro escrevendo e, no processo, ficará muito mais lento.
Uma vez eu vi um meme mais ou menos assim: "Fazer uma tese é como limpar um estábulo". O que o meme queria dizer era que você tem que lidar com uma carga de m**da de carrinho de mão de cada vez - se você ficar no estábulo por muito tempo, não vai aguentar o fedor. Então comece a dedicar menos de um quarto do dia para escrever e então faça uma pausa e volte mais tarde para limpar o seu texto. Isso parece contraintuitivo, mas acredite em mim: funciona.
2 - Lembre-se da regra das duas horas
Eu vejo que a maioria das pessoas só tem cerca de duas horas realmente boas e criativas de escrita em um dia - duas horas nas quais novas ideias "substanciais" aparecerão na página. A maioria de nós está no melhor estado de espírito para isso ao acordar. Então, escrever coisas novas no papel deve ser quase a primeira coisa que você faz quando se senta à sua mesa de trabalho. O esforço para evitar o canto da sereia, também conhecido como olhar o e-mail, as redes sociais e o WhatsApp realmente vale a pena.
3 - Comece no meio
Se você está com um prazo apertado e precisa gerar palavras, não tente escrever introduções, conclusões ou transições importantes. Como você vai introduzir um tema que ainda não escreveu? Em "Helping Doctoral Students to Write", os autores concordam com essa recomendação e sugerem que os escritores de tese pensem sobre seu trabalho em pedaços em vez de capítulos.
Um pedaço pode ter até duas páginas de comprimento, ou o texto entre cada subtítulo, por exemplo. Sem dúvida, você tem aí algumas anotações fragmentadas, alguns fichamentos que pode transcrever ou colar no seu arquivo. Depois de plantar a semente, comece a adicionar palavras ao redor e sobre ela – isso cria um pedaço. Não se preocupe com onde ela se encaixa ainda – esse é um problema de edição para mais tarde.
4 - Escreva o mais rápido que puder, não tão bem quanto puder
O pensamento acontece durante a escrita. A maneira mais segura de desacelerar o processo é ficar se preocupando se o seu pensamento é bom. Se dê a permissão para escrever mal. Se você não consegue pensar em uma palavra, use outra/equivalente/palavras de preenchimento/colchetes: não desacelere.
Faça essa "escrita livre" em blocos de 25 minutos. É provável que você produza mais de 1000 palavras se fizer isso por duas horas.
5 - Deixe descansar e então edite
Como você está escrevendo sem julgamento, a maioria das palavras que você gera no quarto passo precisarão de edição. Cortar excessos revelará as 1000 palavras do texto bem escrito que você está procurando. Mas atenção: faça uma pausa antes de editar, ou você não terá a perspectiva necessária.
Então foi assim que na minha maratona final do doutorado eu consegui cumprir minha meta de palavras. Eu gostaria muito de ouvir a sua opinião sobre esse tema: na hora de escrever você sofre? Qual técnica já utilizou para escrever mais e mais rápido?
Comments