top of page

O que é um estudo de caso e quando usar esse método?

Foto do escritor: Alana, do Acadêmicos AnônimosAlana, do Acadêmicos Anônimos

Algumas áreas do conhecimento topam com esse método de pesquisa tão frequentemente que nem chegam a questioná-lo. Para outras tantas, no entanto, estudo de caso é um método que acaba deixando mais perguntas do que respostas.


  • O que eu tenho é um estudo de caso?

  • Como saber se o que eu preciso fazer é um estudo de caso?

  • O que um estudo de caso deve conter?


Yin e Stake são, de longe, os autores mais citados quando a proposta no capítulo do método é um estudo de caso. Mas você já se perguntou por que está propondo esse método? Por que estudo de caso e não outra coisa?


Fomos atrás da literatura para trazer essa resposta a vocês, e dessa vez encontramos um clássico (quem está no Programa de Acompanhamento conhece essa diferenciação entre clássicos e relevantes): What Is a Case Study and What Is It Good for? (Gerring, 2004).

Esse é um método frequentemente visto com ceticismo na ciência, apesar de sua popularidade. Mas isso vem muito mais da falta de compreensão de quem avalia ou executa do que qualquer outra coisa.


Os estudos de caso são estudos aprofundados de uma única unidade para compreender fenômenos mais amplos. Para isso, eles utilizam evidências semelhantes às pesquisas que não são estudos de caso. Mas aí é que mora o problema: as definições de casos, unidades e observações dependem da proposta de pesquisa, e você vai ver termos que se referem ao estudo de caso sendo usados de formas diferentes e dependendo do contexto.


Uma definição mais restrita de estudo de caso ajudaria a esclarecer as confusões metodológicas na pesquisa. Gerring avança nessa tentativa, trazendo as situações em que estudos de caso são mais benéficos:

  • Os estudos de caso são ideais para inferências descritivas, mas irão te dar mais trabalho para inferências causais.

  • Eles exibem pontos fortes e fracos característicos em comparação com a pesquisa entre unidades.

  • O método é útil para explorar novas teorias e gerar hipóteses.

  • Os estudos de caso podem fornecer uma análise aprofundada de um único fenômeno, e isso exige cuidado do pesquisador, pois a amplitude das evidências deve se alinhar com o escopo da proposição.


Estudos de caso são especialmente úteis na pesquisa acadêmica quando o objetivo é explorar fenômenos complexos em profundidade, especialmente em contextos onde variáveis não podem ser facilmente isoladas. Eles permitem uma análise detalhada de um evento, organização ou grupo, oferecendo insights ricos que métodos quantitativos, por si só, podem não captar.


Além disso, são valiosos para gerar hipóteses: pense no quanto um estudo de caso pode ser útil em uma fase exploratória de pesquisa. O método também permite compreender processos e dinâmicas específicas e ilustrar teorias na prática. Esse método é ideal quando se busca uma compreensão contextualizada e aprofundada de um fenômeno, especialmente em áreas como ciências sociais, administração e educação. Mas, assim como em qualquer outro método, aqui também vale: o rigor científico deve sempre falar mais alto.


Quer saber como desenvolver um estudo de caso passo a passo? Este aqui é um dos meus artigos favoritos, aproveite também.


GERRING, J. (2004). What Is a Case Study and What Is It Good for? American Political Science Review, 98(02), 341–354. doi:10.1017/s0003055404001182 

1 comentário


Mariana
Mariana
há 12 minutos

O link que disponibilizou nessa publicação foi maravilhoso. Será que você conhece algum tão bom quanto sobre o método de etnografia?

Curtir

© 2035 by Woodsmith Regional School. Powered and secured by Wix

Rodovia Jose Carlos Daux, 5500 - Saco Grande, Florianópolis/ SC

CEP 88032-005

  • Instagram
  • LinledIn
  • TikTok
bottom of page